Amaria De Falar Com Um Consultor A respeito do Curso?

Faculdade De Economia Da Instituição Nova De Lisboa

São Paulo - Aos olhos do mercado de trabalho brasileiro, fazer uma especialização deixou de ser diferencial - e ficou pré-quesito. A conclusão é de um estudo feito pela consultoria Produtive com cerca de 400 executivos das regiões Sul e Sudeste. A procura demonstrou que a maior quantidade dos profissionais de imediato tem pós-graduação “lato sensu”.

Advertisement

Entre os executivos consultados, 68% fizeram uma ou mais especializações. Aqueles que não obtiveram títulos além da graduação são apenas 23% . “Ter uma especialização hoje virou commodity, neste momento não serve para relevar ninguém”, alega Rafael Souto, presidente da consultoria. Com a popularização dos títulos e cursos de pós-graduação, comenta Souto, é necessário buscar universidades de primeira linha pra conquistar “brilhar” aos olhos do mercado.

Forma diferente de se afirmar é apostar em cursos de pós-graduação “stricto sensu”, que compreendem programas de mestrado e doutorado. Segundo Souto, as corporações têm valorizado mais mestres e doutores. “Aos poucos, estamos seguindo o modelo dos EUA e do Japão, países em que projetos de inovação são construídos em parceria por executivos e pesquisadores”, afirma ele.

Advertisement

O muro simbólico que tradicionalmente dividiu mercado e universidade está em procedimento de desconstrução no Brasil, de acordo com Souto. Os Cursos Organizam-se Em Regime Presencial do profissional próximo da academia se faz perceber, sobretudo, no quesito remuneração. A mesma procura da Produtive mostrou que os profissionais com mestrado e/ou doutorado são os mais bem pagos - recebendo mais do que aqueles que têm duas ou mais especializações, inclusive. Segundo Souto, está caindo por terra o preconceito de que a teoria trabalhada nas universidades tem pouca ou nenhuma aplicação no mercado.

“Ainda existe distância entre os dois ambientes, todavia ela está diminuindo ano a ano”, comenta. ONG Prepara Jovens De Baixa Renda Para o Mercado De Trabalho , continua ele, estamos deixando pra trás o velho ditado segundo o qual “quem domina faz, quem não entende ensina”. Hoje, diversos executivos buscam mestrado e doutorado vislumbrando a alternativa de conceder aula em faculdades. 5 Sugestões Para que pessoas Estuda Para Vários Concursos Ao Mesmo Tempo com Souto, se a persistência ao ensino não for exclusiva, trabalhar em uma empresa e lecionar ao mesmo tempo é um caminho possível. “Muitos profissionais do mercado agora veem a docência como uma fonte escolha de renda”, admite. No entanto, pondera Souto, a mentalidade das corporações brasileiras ainda tem que evoluir em alguns quesitos.

Advertisement
  • à educação profissional, compreendendo o ensino técnico e o tecnológico.”
  • 8 Voltando ao Preto 3.8.1 As luvas estão fora
  • 2 No setor de planejamento produtivo e logístico
  • 21º Escola Ibmec, de Minas Gerais (IBMEC)
  • Utrecht University zoom_out_map
  • E esse padrão de faculdade do futuro que vem surgindo e ganhando espaço no Brasil
  • O encontro sobre o salário é superior que o do MBA

São poucas as empresas que apoiam o profissional imediatamente contratado que queira fazer mestrado, por exemplo. “Elas querem que você de imediato chegue com o título”, explica ele. São Paulo - Pra possuir uma geração acadêmica de ponta não é sempre que é necessário correr para o exterior. Ao menos, no momento em que está em pauta a propriedade dos cursos de mestrado e doutorado ofertados no país. Segundo levantamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgada esta semana, 12% dos cursos de pós ofertados no Brasil têm modelo internacional.

Advertisement

Pela prática, isto significa que eles tiveram nota seis ou 7 nas opiniões feitas na Capes entre 2010 e 2012. A observação levou em conta geração dos professores, geração intelectual e infraestrutura, além de outros mais estilos. O consequência: dos 3.337 programas de pós-graduação, somente 406 ficaram com nota 6 ou 7. Deste total, selecionamos todos os programas que são de modelo internacional das áreas de Ciência da Computação, Economia e Administração Ciências Contábeis e Turismo.

Uma pós-graduação tem a duração média de um ano. Este tempo, entretanto, é versátil, uma vez que o que conta é a sua carga horária geral — que deve ser, no mínimo, de 360 horas. A maneira de seleção tanto para o mestrado quanto pra pós-graduação varia bastante. Cursos de mestrados conseguem realizar análises de currículos, passar provas específicas ou exigir a submissão de um projeto de procura — ou até mesmo utilizar esses métodos conjuntamente pra selecionar os alunos.

Advertisement

Por outro lado, nas pós-graduações é muito comum haver método Prova De Títulos: Saiba Como Sair Na Frente Dos Concorrentes ou por meio de uma avaliação de conhecimentos da área. Ambos os cursos — pós-graduação e mestrado — exigem a dedicação e o esforço do profissional que busca a qualificação. Não obstante, as habilidades e competências necessárias pra cursar cada um deles variam significativamente, devido às características específicas.

Share This Story

Get our newsletter